#REVENDO: #Girls T01
2014 está acabando (Uhu!) e Janeiro está batendo na porta! Junto com ele chega a nova temporada de #Girls e, então, resolvi rever a primeira temporada da série e comentar aqui.
Quando descobri #Girls, lá no final de 2012, a conheci como a nova “Sex And The City”. Tudo que é mencionado como “a nova não sei o que” me causa implicância (A nova “Lost”, a nova “Friends”, só parem, por favor!). Inspirações existem, claro, mas nada vai ser "o novo" nada porque estamos em constantes modificações. Pulando essa parte, resolvi assistir e gostei PA CA RA LE O!
Comparações com “Sex And The City” são relativamente inevitáveis: quatro amigas solteiras vivendo em NY entre amores e trabalhos.Ok. As similaridades param por aí. Nessa primeira temporada somos apresentados a Hanna, uma protagonista com autoestima próxima do zero. Ao contrário de Carrie, não gasta seu dinheiro com sapatos caros. Já na primeira cena do episódio piloto seus pais dizem a ela que não a ajudarão mais financeiramente e a mesma tem um choque de realidade, portanto, pagar as contas é um assunto sempre presente na primeira temporada.
Além da questão “preciso me virar financeiramente”, #Girls é repleta de assuntos que rondam o universo dos jovens adultos desse momento. Aqueles que acabaram de se formar na faculdade e ainda não se estabilizaram na vida.
As amigas e antagonistas de Hanna tem personalidades bem definidas e destintas, portanto, ajudam a compor esse painel da geração nascida entre 1987/1988, ou os millennials, a voz da geração que tanto a Hanna fala. O que mais achei interessante dessa primeira temporada é como a Lena Dunham (A Hanna, a criadora, a roteirista, a produtora, a diretora, a porra toda!) conseguiu ser tão realista e crua nesse retrato/recorte dessas meninas. Não consegui deixar de me perguntar várias vezes: o que é ficção e o que é realidade? Aonde começa a Hanna e aonde termina a Lena?
É muito fácil se relacionar com os personagens porque todos estão ali tentando, aprendendo com os erros, sem muito tempo pra processar tudo o que está acontecendo. O momento é agora. A vida vai seguindo. A maneira como as meninas vão lidando com os seus erros (Destinos?) e piorando ou melhorando suas situações só fazem com que continuemos a querer acompanhar suas vidas. E os diálogos? Existem diálogos maravilhosos e super identificáveis. Peguei uns GIFs com algumas falas preferidas dessa temporada:
E eu acho que talvez ela seja, hein!
Por fim, a cereja do bolo da série são as músicas... Vale ficar atento!