Comentando as principais categorias dos #Oscars2021

Próximo domingo, 25 de abril, acontece a 93º cerimônia dos Oscars e, diferentemente das últimas premiações da temporada, a academia promete quase nenhuma conferência por video e algo mais no estilo do que foi o Grammy. Apenas apresentadores, concorrentes e pouquíssimos convidados presentes. Steven Soderbergh, diretor de #Contágio e um dos produtores desse ano, prometeu uma premiação com cara de filme e não de programa de TV. Aguardemos para entender. Por conta da pandemia, além das novidades na cerimônia em si, a escolha dos filmes indicados foi mais ampla, considerando filmes lançados também nos streamings já que os cinemas ficaram fechados boa parte do ano. Por um lado isso foi bem interessante pois temos indicações bem diversas, uma busca da academia há alguns anos. Mesmo com tudo isso é bom ressaltar que quase todas as histórias dos filmes giram em torno de um contexto/olhar bastante norte americano. Mesmo em busca de diversidade e com projeção mundial como "A" premiação do CINEMA, os Oscars ainda são bem limitados aos EUA e aos norte americanos. Apenas um fato a ser deixado claro mas que em nada interfere o divertimento de acompanhar a premiação. Não vi todos os filmes e vou comentar apenas as categorias principais. Claro que se não vi, não tenho condições de opinar. Será que acertarei alguma aposta?

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Muitas coisas me incomodam em #Mank mas uma das coisas que transcendem gosto e é totalmente inegável é o excelente trabalho de design de produção do filme. A reconstrução da época, os enormes e belíssimos cenários e todo o esforço feito pra reconstruir a glamourosa Hollywood de 1930 a 1940 me levam a crer que o filme leva essa categoria. #MeuPai tem um design de produção incrível e que é uma ferramenta importantíssima para a narrativa, um primor, mas não chega nem perto da grandiosidade de #Mank. #AVozSupremaDoBlues também tem seu valor mas como a história se passa basicamente em um só local, o design de produção não teve oportunidade de abrir muitos horizontes. #RelatosDoMundo cumpre seu papel e #Tenet, bom, não é um trabalho de grande esforço de pesquisa, cuidado com continuidade, etc. e para fazê-lo um altíssimo orçamento deve ter sido suficiente. Não desmerecendo o trabalho feito em #Tenet, é apenas algo que está aí aos montes.

MELHOR FOTOGRAFIA
Nessa categoria a competição é acirrada. Acredito que 3 dos 5 indicados podem levar o prêmio: #Mank, #Nomadland e #Os7DeChicago. #Mank pelos excelentes planos e pela fotografia toda pensada em P&B, #Nomadland pela luz realista e câmera quase documental numa ficção e #Os7DeChicago (que é a minha aposta) por usar a fotografia a favor da história. Como o plot principal é um julgamento, os planos não teriam muitas variações pra contar a história, a não ser que o diretor pirasse e resolvesse fazer o diferentão, coisa que, graças aos deuses, não fez pois estragaria o filme. Optou por, no tribunal usar a linguagem mais clássica e nos flashbacks adicionar movimento ao filme com ótimos planos que seguem os atores, os vários ângulos nas cenas de protestos, planos sequências, enfim, uma enorme variedade que deu um resultado incrível. Em #RelatosDoMundo tive a enorme dificuldade de entender até que ponto era uma boa fotografia ou um ótimo efeito visual, já #JudasEOMessiasNegro é correto demais, quase sisudo, não se arrisca e nem tenta brincar, quer e vai no certo. E acerta! Mas é apenas isso.

MELHOR EDIÇÃO
#MeuPai tem uma edição maravilhosa e que nos deixa confusos assim como o protagonista que aos poucos vai perdendo sua memória, é um trabalho muito interessante e cuidadoso. #OSomDoSilêncio, #Nomadland e #BelaVingança, mesmo com vários pontos positivos a edição não me parece o ponto de destaque. São corretas mas nada que salte aos olhos. Dito isso, minha aposta para essa categoria também vai para #Os7DeChicago que, com uma edição frenética (auxiliada por muitas coisas que já falei na categoria de fotografia) imprimem um ritmo excelente ao filme e me fez ficar atento do início ao fim.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
#Borat2 é uma ótima sequência, mas não justifica um Oscar. Achei #OTigreBranco muito interessante até a metade quando a transição da caça em caçador tomou rumos exagerados, senti que forçaram a barra sem necessidade ou que não fechou com o que estava sendo mostrado até então. #Nomadland e sua história de reinvenção da personagem é incrível mas acho que a direção é o grande trunfo do filme. Tanto #UmaNoiteEmMiami quanto #MeuPai são roteiros baseados em peças de teatro e de certa forma deixam isso transparecer em tela com um cenário "base", porém ambos possuem direção habilidosas que não deixam essa questão prejudicar o filme. O roteiro de #MeuPai é extremamente sensível, emocionante e trata-se de uma história universal. Acharei justo se #Nomadland ou #MeuPai ganharem mas minha torcida nessa categoria vai para #UmaNoiteEmMiami pelas questões levantadas e principalmente pelos diálogos riquíssimos entre os personagens principais que envolvem temas tão atuais e necessários.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
O roteiro de #OSomDoSilêncio é ótimo e emocionante, o de #JudasEOMessiasNegro é bom mas fica a sensação de extremo cuidado ao tratar de pessoas reais e peca ao não se aprofundar na relação dos personagens principais e ao não se aprofundar nos mesmos individualmente. #Minari, apesar de ser uma história sensível, inspiradora e muito bem contada, falta algo. Minha aposta pra essa estatueta vai para #BelaVigança pelo feminismo zero didático, por falar de um assunto gravíssimo com humor e por ter uma protagonista extremamente cativante e que nos desperta vários questionamentos e sentimentos. 

MELHOR DIREÇÃO
Dentre os problemas que me incomodam e que comentei na categoria design de produção, a direção de #Mank é uma delas. A forma como a história foi abordada me parece dúbia de uma forma não muito positiva e há enormes controvérsias que num google rápido você encontra diversas teorias. Também acho que o filme se alongou demais. Continua sendo ótimo, mas David Fincher perde mais pontos quando o comparamos aos seus concorrentes. Lee Isaac Chung optou for fazer #Minari objetivo e clássico, ok, sem problemas, mas com concorrentes como Thomas Vinterberg (#DrukMaisUmaRodada), Emerald Fennell (#BelaVingança) e Chloé Zhao (Nomadland) a disputa chega a outro patamar. #DrukMaisUmaRodada é extremamente provocante e nos leva a vários questionamentos, #BelaVingança tem uma direção que capta exatamente o espírito do roteiro e ainda adiciona toques de cultura pop e look todo "doce" pra uma história extremamente amarga. Minha aposta nessa categoria vai para Chloé Zhao por ir além. Além da obra adaptada, além do roteiro, pelo mergulho total no tema, pelo trabalho excepcional com não atores e pela incrível parceria entre ela e a protagonista Frances McDormand. 

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Paul Raci é o mentor do protagonista de #OSomDoSilêncio e o faz com muita competência criando uma figura doce mais firme. Sacha Baron Cohen está impagável em #Os7DeChicago e é um dos pontos altos do filme. Quando analisamos esses dois e os outros três concorrentes é aí que eles perdem pontos, infelizmente. Leslie Odom Jr. está brilhante em #UmaNoiteEmMiami e tem cenas e diálogos fortíssimos, Lakeith Stanfield é o grande protagonista de #JudasEOMessiasNegro e faz por merecer o posto por criar seu personagem com um objetivo certo e adicionar pequenos olhares ou gestos que indicam dúvidas sobre a sua missão, coisa que não é explorada no roteiro. Daniel Kaluuya, também de #JudasEOMessiasNegro é minha aposta para essa categoria porque mesmo o filme sendo extremamente quadrado ele abraçou o personagem e o defende com unhas e dentes. A forma como cada palavra é dita, como cada olhar é dado parece ser resultado de um estudo completo do personagem. Incrível.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Primeiro quero dizer que achei incrível uma atriz fazendo comédia, e comédia escrachada, ser indicada ao Oscar. Maria Bakalova está incrível em #Borat2. Amanda Seyfried está muito bem em #Mank mas considero que apenas 3 das concorrentes possam levar o prêmio: Olivia Colman, completamente entregue e com uma construção de personagem perfeita, cheia de camadas em #MeuPai. Yuh-Jung Youn que é um dos pontos altos de #Minari e soube equilibrar perfeitamente humor e drama no filme. E Glenn Close, minha aposta pra levar a estatueta pra casa por ter pouco tempo de tela mas nesse pouco tempo fazer a tela tremer. Glenn Close dispensa comentários mas em #EraUmaVezUmSonho ela é a alma do filme, que tem lá seus problemas mas não chega a ser ruim. A gente olha pra ela e imediatamente vem em mente: ATRIZ. 

MELHOR ATOR
Sinceramente? Não entendi a indicação do Steve Yeun de #Minari. Ele está bem no papel mas não me parece justificar uma indicação ao Oscar. Já sabemos de todas as campanhas e tudo que acontece por trás dessas indicações, mas acho por exemplo que o Lakeith Stanfield de #JudasEOMessiasNegro deveria estar nessa categoria. Também achei injustíssimo ignorarem o Mads Mikkelsen de #DrukMaisUmaRodada. Enfim, seguimos. Gary Oldman é Gary Oldman e ele está sempre bem, carrega o peso do protagonista de #Mank como se fosse uma pluma graças a seu talento e experiência. Infelizmente não creio que esse seja o momento dele levar sua segunda estatueta para casa. Riz Ahmed seria uma belíssima zebra porque ele está simplesmente impecável em #OSomDoSilêncio, achei incrível lembrarem dele em um filme tão "pequeno". Minha aposta para essa categoria é quase um empate. QUASE. Chadwick Boseman é o ar de #AVozSupremaDoBlues como Viola Davis é o coração. Atuação perfeita e que infelizmente foi a última. Creio que vai ganhar e aplaudirei de pé. Contudo, a performance incrivelmente tocante do Anthony Hopkins me pegou de jeito. Que ator e que papel! A construção que ele fez do personagem e como o mesmo vai se desconstruindo diante dos nossos olhos é visceral e emocionante demais. 

MELHOR ATRIZ
Frances McDormand deve ser unanimidade, todos os bons adjetivos para seu trabalho já devem ter sido utilizados. É uma grande atriz e em #Nomadland mostra isso mais um vez e com um plus: a generosidade de pegar na mão de não atores e fazer cenas com eles de igual pra igual, ou seja, ela virou a própria personagem. Se isso não é a essência do significado da palavra atriz/ator eu o desconheço. Carey Mulligan fez um dos seus melhores trabalhos até então e sua performance em #BelaVingança é incrível! Uma personagem com sentimentos borbulhantes e questionamentos constantes a beira de uma explosão. Me apaixonei novamente por ela nesse filme. Vanessa Kirby constrói sua personagem em #PiecesOfAWoman brilhantemente e ela é a alma do filme, seu trabalho é emocionante e merece todos os reconhecimentos. Viola Davis meus amigos... preciso dizer alguma coisa? #AVozSupremaDoBlues é um excelente filme e grande parte disso é graças a ela e sua (sempre) força em cena. Minha aposta nessa categoria, talvez a mais difícil, vai para Andra Day. Fui assistir ao filme sem ter visto nada sobre e talvez por isso tenha sido surpreendido com tamanha atuação arrebatadora. O filme em si tem várias questões que me incomodaram, principalmente na direção, mas Andra é um trator em cena. Arrasa com o coração de qualquer um. O plano sequência com ela descobrindo uma família assassinada é uma obra de arte da atuação. 

MELHOR FILME
Acho que já falei bastante até aqui e todos os filmes concorrentes nessa categoria tem alguma coisa de muito interessante pra ser visto, isso sem dúvidas. Acredito que #BelaVingança pode ser uma ótima zebra mas creio que tanto #Nomadland quanto #Os7DeChicago ou até #Mank possam vir a vencer. Minha torcida vai para #MeuPai pelo conjunto da obra. A história universal e extremamente humana, a direção certeira sem ser óbvia, Anthony Hopkins e Olivia Colman que são um evento em cena, o design de produção que achei incrível e também a edição que formam um belíssimo filme. 

E você? Quais as suas apostas?

Aqui meus textos individuais que escrevi sobre alguns concorrentes: #Borat2, #AVozSupremaDoBlues, #OCéuDaMeiaNoite (melhor efeitos visuais), #SoulFilme (Melhor animação, #DrukMaisUmaRodada, #PiecesOfAWoman e #OSomDoSilêncio